O que é o Rived?

RIVED é um programa da Secretaria de Educação a Distância - SEED, que tem por objetivo a produção de conteúdos pedagógicos digitais, na forma de objetos de aprendizagem. Tais conteúdos primam por estimular o raciocínio e o pensamento crítico dos estudantes, associando o potencial da informática às novas abordagens pedagógicas. A meta que se pretende atingir disponibilizando esses conteúdos digitais é melhorar a aprendizagem das disciplinas da educação básica e a formação cidadã do aluno.

1ª Atividade a Distância /8 horas

LEITURA DO TEXTO: O cursista ao ler o texto deve direcionar o olhar para o argumento de Spinelli e refletir sobre outras situações de aprendizagem vivenciadas, que tenham sido favorável ao aluno ascender e atingir o cume da pirâmide.

2ª Atividade a Distância/8 horas

LEITURA DO TEXTO: "Repensando a avaliação" de César Nunes, refletindo aspectos importantes de teorias e práticas educacionais como exemplo: um grupo da Faculdade de Educação Harvard, em que o objetivo maior do ensino oferecido por eles deve ser o "Ensino para Compreensão" (WISKE, 1998).
Para nós, educadores temos clareza dos objetivos de aprendizagem em nossas disciplinas? Será que refletimos sobre o comportamento do aluno que compreende totalmente, parcialmente, ou não compreende o que estamos vivenciando com ele?

3ª Atividade à Distância/8horas

LEITURA DO TEXTO: “Desenvolvimento de materiais multimídia e seu uso no contexto educacional” de César Nunes, versão para o curso “Como Usar Objetos de Aprendizagem”, fazendo reflexão sobre os contextos para desenvolvimento de multimídia, como: O contexto cognitivo e o contexto de ensino.
Navegação no site: http://rived.proinfo.mec.gov.br para escolha de um objeto na sua disciplina.
Elaboração de um plano de aula de acordo com o Objeto escolhido, orientando-se pelo Guia do Professor. Alternando sala de aula e laboratório para a exploração do objeto, atentando para a construção do conhecimento do aluno.
Enviar pelo e-mail do grupo.

segunda-feira, 21 de julho de 2008

NTE KENNEDY - Turma:7, 8, 9 Liana Rosário Moura

4ª Atividade vivencial / 8 horas
  • Aplicação da Seqüência de Ensino apresentada no 3º encontro presencial e formulação de mapa conceitual pelo aluno;
  • Enviar por e-mail o relato de experiência, como também, postar no Blog;
  • Planejamento para aplicação em 2009, contemplando diversos objetos de aprendizagem (Trabalho final de Curso)

Um comentário:

Anônimo disse...

Atividade a distância do 4º encontro: Relato de experiência com objeto rived.

Em sala de aula trabalhei com os meus alunos o Objeto do RIVED a respeito do daltonismo, que é Vendo o mundo com outros olhos. Os alunos acharam maravilhoso e adquiriram vários conhecimentos do caso. Foi muito interessante e estimulante para êles, pois eles não sabiam que êste problema tinha ligação com a genética, como também não sabiam que era um assunto ligado ao sexo. Trabalhamos atividades de pesquisa; Visita ao hospital; Convidamos o médico para uma palestra no colégio, que foi ótima e abrangente na visão dos alunos a respeito do daltonismo, que ficou mais explicitado a hereditariedade do problema.