O que é o Rived?

RIVED é um programa da Secretaria de Educação a Distância - SEED, que tem por objetivo a produção de conteúdos pedagógicos digitais, na forma de objetos de aprendizagem. Tais conteúdos primam por estimular o raciocínio e o pensamento crítico dos estudantes, associando o potencial da informática às novas abordagens pedagógicas. A meta que se pretende atingir disponibilizando esses conteúdos digitais é melhorar a aprendizagem das disciplinas da educação básica e a formação cidadã do aluno.

1ª Atividade a Distância /8 horas

LEITURA DO TEXTO: O cursista ao ler o texto deve direcionar o olhar para o argumento de Spinelli e refletir sobre outras situações de aprendizagem vivenciadas, que tenham sido favorável ao aluno ascender e atingir o cume da pirâmide.

2ª Atividade a Distância/8 horas

LEITURA DO TEXTO: "Repensando a avaliação" de César Nunes, refletindo aspectos importantes de teorias e práticas educacionais como exemplo: um grupo da Faculdade de Educação Harvard, em que o objetivo maior do ensino oferecido por eles deve ser o "Ensino para Compreensão" (WISKE, 1998).
Para nós, educadores temos clareza dos objetivos de aprendizagem em nossas disciplinas? Será que refletimos sobre o comportamento do aluno que compreende totalmente, parcialmente, ou não compreende o que estamos vivenciando com ele?

3ª Atividade à Distância/8horas

LEITURA DO TEXTO: “Desenvolvimento de materiais multimídia e seu uso no contexto educacional” de César Nunes, versão para o curso “Como Usar Objetos de Aprendizagem”, fazendo reflexão sobre os contextos para desenvolvimento de multimídia, como: O contexto cognitivo e o contexto de ensino.
Navegação no site: http://rived.proinfo.mec.gov.br para escolha de um objeto na sua disciplina.
Elaboração de um plano de aula de acordo com o Objeto escolhido, orientando-se pelo Guia do Professor. Alternando sala de aula e laboratório para a exploração do objeto, atentando para a construção do conhecimento do aluno.
Enviar pelo e-mail do grupo.

segunda-feira, 28 de julho de 2008

NTE KENNEDY - Turma: 10 e 11 Paulo Carapuça da Silva

4ª Atividade vivencial / 8 horas

·Aplicação da Seqüência de Ensino apresentada no 3º encontro presencial e formulação de mapa conceitual pelo aluno;
·Enviar por e-mail o relato de experiência, como também, postar no Blog;
·Planejamento para aplicação em 2009, contemplando diversos objetos de aprendizagem (Trabalho final de Curso)

2 comentários:

Daniela dos Santos Lucas disse...

CURSO RIVED

ANÁLISE DO MAPEAMENTO DA DISCIPLINA DE BIOLOGIA


Daniela dos Santos Lucas
Ivone Maria de Oliveira
Maria Luziene de Medeiros

É notório que houve uma seleção dos conteúdos considerados essenciais para o programa de biologia, estando muito bem elaboradas de modo a tornar as aulas mais dinâmicas e melhor ilustradas, pois se percebe a utilização de vários objetos de aprendizagem possibilitando aulas mais interativas.
Os objetos de aprendizagem oferecem maior liberdade para que o professor possa ser flexível na sua metodologia instigando a aprendizagem dos seus alunos.
Cada conteúdo está claramente especificado no material do professor contribuindo bastante com sua prática pedagógica. O material também traz sugestões de vídeos e de sites no qual o docente pode ampliar seus recursos didáticos.
Para finalizar, enfatizamos a importância desse recurso didático como ferramenta de aprendizagem diante das necessidades atuais; sendo que é necessário que a escola acompanhe o avanço da tecnologia da comunicação e informação integrando ação, criação e produção de conhecimento.

Rosimary disse...

Rosimary Oliveira de Vasconcelos Costa





COMENTÁRIO SOBRE O TEXTO DESENVOLVIMENTO DE MATERIAIS MULTIMÍDIA E SEU USO NO CONTEXTO EDUCACIONAL.



Tendo em vista a grande evolução nos avanços tecnológicos, criar um trabalho nas escolas utilizando estes instrumentos para facilitar a aprendizagem dos alunos torna-se muito valioso.

O aparecimento da tecnologia como fator de mudança na educação coincide com a transformação do processo ensino e aprendizagem. A influência tem aumentado com o reconhecimento da globalização e do valor da inovação, tendo em vista que para muitos dos nossos alunos este objetos não são desconhecidos ,ao contrário são até muito utilizado como computadores, TV, dvd, internet, pendraiv, etc. mesmo que não tenha objetivos pedagógicos.

Para o estudo na escola onde possui estes recursos é necessário elaborar um cronograma na sua Proposta de Trabalho Anual contemplando este objetos como recurso para melhor aprendizado.Pois o aluno só aprende fazendo , construindo seu próprio conhecimento para alcançar os objetivos esperados, precisamos considerar a complexidade cognitiva,elaborando pontos que irão ser avaliados .

A avaliação quanto a aprendizagem utilizando os recursos tecnológicos devem ser flexível pois todos não aprendem ao mesmo tempo.

A aprendizagem baseada em projetos faz com que o aluno por curiosidade de ver seu trabalho publicado dedique-se mais, motive-se pela qualidade visual do trabalho pela oportunidade de usar e discutir material utilizado na sala de aula.

Nas escolas que dispõe de Internet o trabalho torna-se melhor pois o aluno é incentivado a pesquisar ,compreender a realidade.O que não é o caso de nossa escola a qual possui os recursos mais não tem Internet.