O que é o Rived?

RIVED é um programa da Secretaria de Educação a Distância - SEED, que tem por objetivo a produção de conteúdos pedagógicos digitais, na forma de objetos de aprendizagem. Tais conteúdos primam por estimular o raciocínio e o pensamento crítico dos estudantes, associando o potencial da informática às novas abordagens pedagógicas. A meta que se pretende atingir disponibilizando esses conteúdos digitais é melhorar a aprendizagem das disciplinas da educação básica e a formação cidadã do aluno.

1ª Atividade a Distância /8 horas

LEITURA DO TEXTO: O cursista ao ler o texto deve direcionar o olhar para o argumento de Spinelli e refletir sobre outras situações de aprendizagem vivenciadas, que tenham sido favorável ao aluno ascender e atingir o cume da pirâmide.

2ª Atividade a Distância/8 horas

LEITURA DO TEXTO: "Repensando a avaliação" de César Nunes, refletindo aspectos importantes de teorias e práticas educacionais como exemplo: um grupo da Faculdade de Educação Harvard, em que o objetivo maior do ensino oferecido por eles deve ser o "Ensino para Compreensão" (WISKE, 1998).
Para nós, educadores temos clareza dos objetivos de aprendizagem em nossas disciplinas? Será que refletimos sobre o comportamento do aluno que compreende totalmente, parcialmente, ou não compreende o que estamos vivenciando com ele?

3ª Atividade à Distância/8horas

LEITURA DO TEXTO: “Desenvolvimento de materiais multimídia e seu uso no contexto educacional” de César Nunes, versão para o curso “Como Usar Objetos de Aprendizagem”, fazendo reflexão sobre os contextos para desenvolvimento de multimídia, como: O contexto cognitivo e o contexto de ensino.
Navegação no site: http://rived.proinfo.mec.gov.br para escolha de um objeto na sua disciplina.
Elaboração de um plano de aula de acordo com o Objeto escolhido, orientando-se pelo Guia do Professor. Alternando sala de aula e laboratório para a exploração do objeto, atentando para a construção do conhecimento do aluno.
Enviar pelo e-mail do grupo.

domingo, 27 de julho de 2008

NTE KENNEDY - Turma: 10 e 11 Paulo Carapuça da Silva

5º ENCONTRO PRESENCIAL / 8 horas

· ativi1º momento - Apresentação da sequência de ensino elaborada pelo cursista, socializando-a com os colegas. Esta apresentação deve ser feita, preferencialmente, em PowerPoint ou outro software de apresentação.
· Avaliação dos participantes sobre os Objetos de Aprendizagem, através do preenchimento da rubrica (pág. 11 do material do curso).
· Encerramento.


Atividade Vivencial - Aplicação da sequência de ensino na escola em que trabalha. Enviar para o e-mail rivednatal@ymail.com relato dessa experiência, bem como postar no blog, com cópia para o e-email paulocarapuca@yahoo.com.br (Atenção: não esquecer de realizar esta dade).

2 comentários:

Rosimary Vasconcelos disse...

PLANO DE TRABALHO


OBJETIVO GERAL

Apresentar aos docentes os recursos digitais para trabalhar no ano letivo de 2009.

OBJETIVOS ESPECIFICOS

Sensibilizar os docentes a organizar o planejamento com momentos para utilizar o software e os objetos virtuais do rived entre outros.

Incentivar o professor para que trabalhe com o software fazendo a interdisciplinaridade.

Analisar criticamente a importância de usar o software no processo de construção do conhecimento.

PROGRAMA

Português: Porquedômetro

Matemática: Ordens e grandeza/ Ábaco/ Álgebra/ Equação de 1º grau/ Medidas/ Matemática e artes visuais/ Isometria/ Mapas, Tabelas e Gráficos/Geometria Espacial/ Função Trigonométricas/ Função/ Probabilidade/ Aritmética.

Ciências/Biologia: Lombriga / Dengue.

História: Era Feudal.

Geografia: Mata Ciliar/Tipos de Solos/ Movimentos da Terra/Fusos Horários/ Estação do Ano.

Arte: Cores/ Arte do Mosaico, História da Arte.

Química: Leis dos Gases, /O Mistério Química da chuva ácida/ Soluções/ Química em casa e na farmácia/Emissões Radioativas/ Cargas/ Poder de Penetração/Fusão Nuclear/Adubos/ Identificar substâncias e suas propriedades/Química dos alimentos/ Me diga o que comer e te direi quem és/ Todos os alimentos tem a mesma composição química? Qualquer molécula é um alimento em potencial?

Biologia: Genética/ Leis de Mendel/ Sexualidade/ Quão grande és? Não me sinto bem/As águas de lastro/ Preciso de oxigênio/ Tive um recaída/ Impactos ambientais/ Aprendendo por osmose/ Selecionando moscas/ Membrana Plasmática.

Física: Força/ Mecânica/ Movimento/ Valores/ Energia/ Química Orgânica/Tabelas/ Ondas/ Equilíbrio Estático/ Hidrostática/ Vetores/ Eletricidade/ Física Moderna/ Óptica/ Leis de Newton/ Eletromagnetismo.

washington luis rafael disse...

REFLEXÃO SOBRE OS CONTEXTOS PARA DESENVOLVIMENTO DE MÚLTIMIDIA: O CONTEXTO COGNIFICATIVO E O CONTEXTO DE ENSINO

O autor do texto cita que a forma de combinação de diversos formatos de apresentação de informações audiovisuais, como textos, imagens,videos para educador tem conquistado um cunho bastante exato, sendo a multimidia uma forma de aprendizagem com conteúdo altamente estruturado.
A multimidia é um recurso que produz um efeito real, fundamentado em computador de que se pode dispor, onde se tem uma grande variedades de situações, onde a multimidia pode ser delineada para alcança objetivos como:
- tornar mais facil a aprendizagem em escolas que apresentam diferentes propriedades.
- apresentar ou propor aos alunos ocasiões oportunas onde os mesmos trabalhem em niveis e ritmos distintos.
- desenvolver habilidades e aprendizagem, providenciando repetições ereforços quando os mesmos forem indispensáveis.
A utilidade da multimídia como recurso que torna mais facil a aprendizagem é adequado a vários contextos, onde coloca-se nosso incessante entendimento sobre o que contribui para um bom conhecimento, e suas consequências na aprendizagem e as mudanças nos sistemas escolares, indo da estrutura básíca do sistema ao crescimento do professor.
Sabemos que não é mais possivel pensar em processo de ensino e aprendizagem que desconsidere o uso das tecnologias de informação e comunicação tanto para aumentar a eficácia do ensino.
Os laboratórios são espaços de construção coletiva do conhecimento nos quais os recursos didaticos pedagógico criam vida. Com esses espaços e recursos o professor e os alunos podem dar mais vazão à sua criatividade, dinamizar o trabalho e enriquecer as atividades de ensino-aprendizagem, tornando esse processo muito mais dinámico, prazeroso e eficiente.