O que é o Rived?

RIVED é um programa da Secretaria de Educação a Distância - SEED, que tem por objetivo a produção de conteúdos pedagógicos digitais, na forma de objetos de aprendizagem. Tais conteúdos primam por estimular o raciocínio e o pensamento crítico dos estudantes, associando o potencial da informática às novas abordagens pedagógicas. A meta que se pretende atingir disponibilizando esses conteúdos digitais é melhorar a aprendizagem das disciplinas da educação básica e a formação cidadã do aluno.

1ª Atividade a Distância /8 horas

LEITURA DO TEXTO: O cursista ao ler o texto deve direcionar o olhar para o argumento de Spinelli e refletir sobre outras situações de aprendizagem vivenciadas, que tenham sido favorável ao aluno ascender e atingir o cume da pirâmide.

2ª Atividade a Distância/8 horas

LEITURA DO TEXTO: "Repensando a avaliação" de César Nunes, refletindo aspectos importantes de teorias e práticas educacionais como exemplo: um grupo da Faculdade de Educação Harvard, em que o objetivo maior do ensino oferecido por eles deve ser o "Ensino para Compreensão" (WISKE, 1998).
Para nós, educadores temos clareza dos objetivos de aprendizagem em nossas disciplinas? Será que refletimos sobre o comportamento do aluno que compreende totalmente, parcialmente, ou não compreende o que estamos vivenciando com ele?

3ª Atividade à Distância/8horas

LEITURA DO TEXTO: “Desenvolvimento de materiais multimídia e seu uso no contexto educacional” de César Nunes, versão para o curso “Como Usar Objetos de Aprendizagem”, fazendo reflexão sobre os contextos para desenvolvimento de multimídia, como: O contexto cognitivo e o contexto de ensino.
Navegação no site: http://rived.proinfo.mec.gov.br para escolha de um objeto na sua disciplina.
Elaboração de um plano de aula de acordo com o Objeto escolhido, orientando-se pelo Guia do Professor. Alternando sala de aula e laboratório para a exploração do objeto, atentando para a construção do conhecimento do aluno.
Enviar pelo e-mail do grupo.

quinta-feira, 3 de julho de 2008

NTE KENNEDY - Turma: 4,5,6 Maria de Fátima Trindade Noronha

3ª Atividade à Distância

LEITURA DO TEXTO: “Desenvolvimento de materiais multimídia e seu uso no contexto educacional” de César Nunes, versão para o curso “Como Usar Objetos de Aprendizagem” , fazendo reflexão sobre os contextos para desenvolvimento de multimídia, como: O contexto cognitivo e o contexto de ensino.

2 comentários:

Anônimo disse...

3º texto: Desenvolvimento de materiais multimídia e seu uso no contexto educacional.
Autor: César Nunes

César Nunes relata o uso da “multimídia” como um meio para a aprendizagem no qual é sinônimo de conteúdo altamente estruturado, estabelecendo o potencial para uma interação criativa entre aprendizes e conteúdo, combinando informações, habilidades, e mesmo a visão sintetizadora que é tão importante para a compreensão. Defende a efetividade do conteúdo em multimídia através de uma ampla variedade de circunstâncias como o facilitar a aprendizagem, oferecer oportunidades, prover “repetição e esforço”, atualizar conteúdos em campos dinâmicos, assegurando à professores e alunos a chance de trabalhar com conhecimento atual e de ponta. O conteúdo multimídia para computador e/ou internet é mesmo dinâmico, usando ferramentas de desenvolvimento de software que combinam, em alguns casos, o poder da criação com a simplicidade de uso. Deve-se atentar para a natureza da aprendizagem e da cognição com um objetivo de incluir fortalecimento da capacidade de análise, síntese, comunicação dessa forma percebemos que a tecnologia auxilia e fortalece nossos esforços. A chamada “sociedade globalizada do conhecimento” inclui aprendizagem cooperativa, colaborativa, aprendizagem ativa, baseada em projetos, em problemas, aprendizagem situacional, e mais recentemente o “aprender fazendo”, e estímulos dinâmicos como áudio, vídeo e animações podem tornar a realização de tarefas como a resolução de problemas mais relevantes para os alunos.
César Nunes sugere uma perspectiva em quatro focos para o planejamento do desenvolvimento de material educacional multimídia: Centrado no aluno/aprendiz, baseada em projetos onde os alunos são motivados não somente pela qualidade visual do trabalho, mas também pela oportunidade de usar e discutir material que eles, trabalhando independentemente em sala de aula, não teriam condições de produzir; Centrado no conhecimento, de maneira que promova a compreensão; Centrado em avaliação, a tecnologia pode facilitar a auto-avaliação sendo possível produzir animações e simulações que mostram os caminhos para se chegar às conclusões corretas apenas após os alunos terem experimentado a simulação por si sós; Centrado na comunidade que pode ter um papel crucial conectando escolas com profissionais em suas comunidades de prática e com todo o mundo.
O conteúdo pode ser apresentado aos estudantes com ferramentas indo de livros e aulas até a internet ou com uso de computadores de mão, as diferentes modalidades e instrumentos oferecem diferentes propriedades como, por exemplo, livros são portáteis e agradáveis de ler já as páginas da web apresentam informações mais fáceis de modificar/atualizar e de criar ligações. A multimídia fornece uma oportunidade única de combinar as modalidades e instrumentos que podem maximizar as propriedades positivas e minimizar as limitações de cada modalidade ou instrumento usado isoladamente. O aspecto mais notável das simulações é a interatividade, ou a oportunidade do aprendiz mudar valores ou condições e verificar o que acontece, já com relação às animações são muito poderosas, especialmente como maneira de melhorar/potencializar imagens que seriam estáticas, podendo ser usadas para motivar os alunos, para demonstrar conceitos, e como ferramenta para enfatizar detalhes ou aspectos de fenômenos complexos.
Os contextos cognitivo, instrucional e tecnológico podem ser balanceados de forma a atingir objetivos estratégicos dentro dos sistemas educacionais. Os atuais estudantes são fortemente motivados pelos novos meios de troca de informações e comunicações como arquivos MP3, mensagens instantâneas, blogs, essas e outras mídias, precisam ser consideradas e integradas no planejamento do uso das tecnologias de informação e comunicação quando as oportunidades aparecem, mantendo o ensino cada vez mais personalizado e integrado aos pensamentos de ordem mais elevada em todos os aspectos da educação.

Ana waleska

Anônimo disse...

Análise do texto: Desenvolvimento de materiais multimídia e seu uso no contexto educacional

O texto ressalta importância de se acompanhar os avanços que se fazem necessário no processo de ensino e aprendizagem. Apesar, de muitas vezes esses avanços esbarrarem na questão econômica se fazem necessário.

A utilização de multimídia tem a vantagem de facilitar a aprendizagem em diferentes escolas e localidades, permite que os alunos trabalhem de acordo com o seu nível, prover repetições e reforços e ajuda auxiliando professores menos preparados e experientes.

É necessário promover no aprendiz uma construção do conhecimento não de uma forma a simplesmente desenvolver habilidades ou memorizar fatos, mas no fortalecimento da capacidade de análise, síntese, comunicação e criação de relações nas maneiras de como representamos nosso mundo.

No desenvolvimento de recursos educacionais multimídia é importante considerar os objetos nos níveis do indivíduo como aprendiz, da escola e da região. O planejamento do desenvolvimento de material educacional multimídia deve está centrado no foco do aluno/aprendiz, no conhecimento, na avaliação e na comunidade.

ALUNO: PATRÍCIO MATIAS FERREIRA T: 4, 5 e 6.

PROFª FÁTIMA NORONHA