O que é o Rived?

RIVED é um programa da Secretaria de Educação a Distância - SEED, que tem por objetivo a produção de conteúdos pedagógicos digitais, na forma de objetos de aprendizagem. Tais conteúdos primam por estimular o raciocínio e o pensamento crítico dos estudantes, associando o potencial da informática às novas abordagens pedagógicas. A meta que se pretende atingir disponibilizando esses conteúdos digitais é melhorar a aprendizagem das disciplinas da educação básica e a formação cidadã do aluno.

1ª Atividade a Distância /8 horas

LEITURA DO TEXTO: O cursista ao ler o texto deve direcionar o olhar para o argumento de Spinelli e refletir sobre outras situações de aprendizagem vivenciadas, que tenham sido favorável ao aluno ascender e atingir o cume da pirâmide.

2ª Atividade a Distância/8 horas

LEITURA DO TEXTO: "Repensando a avaliação" de César Nunes, refletindo aspectos importantes de teorias e práticas educacionais como exemplo: um grupo da Faculdade de Educação Harvard, em que o objetivo maior do ensino oferecido por eles deve ser o "Ensino para Compreensão" (WISKE, 1998).
Para nós, educadores temos clareza dos objetivos de aprendizagem em nossas disciplinas? Será que refletimos sobre o comportamento do aluno que compreende totalmente, parcialmente, ou não compreende o que estamos vivenciando com ele?

3ª Atividade à Distância/8horas

LEITURA DO TEXTO: “Desenvolvimento de materiais multimídia e seu uso no contexto educacional” de César Nunes, versão para o curso “Como Usar Objetos de Aprendizagem”, fazendo reflexão sobre os contextos para desenvolvimento de multimídia, como: O contexto cognitivo e o contexto de ensino.
Navegação no site: http://rived.proinfo.mec.gov.br para escolha de um objeto na sua disciplina.
Elaboração de um plano de aula de acordo com o Objeto escolhido, orientando-se pelo Guia do Professor. Alternando sala de aula e laboratório para a exploração do objeto, atentando para a construção do conhecimento do aluno.
Enviar pelo e-mail do grupo.

quinta-feira, 3 de julho de 2008

NTE ATHENEU - Turma:4,5,6 Jorge Alves de Oliveira

- Sejam todos bem vindos ao ambiente do Curso "Capacitação docente na utilização de SOFTWARE como material de apoio pedagógico". Que todos nós possamos ter um "novo" olhar e possamos tornar as nossas aulas mais interessantes, mais criativas e mais atraentes.Vamos criar uma comunidade virtual de aprendizagem. Interajam, dêem opinião, participem.
- Bom Curso,
- Um grande Abraço,
Jorge.

Alô Pessoal!- Como podemos observar através do depoimento de todos, estes Objetos de Aprendizagem, felizmente, nos trarão muitas novidades que, com certeza, motivará também os alunos...
Para pensar:
- A missão principal do professor é libertar o seu aluno, e ter em mente que esta missão se completa quando este aluno após descobrir que possui a capacidade de caminhar sozinho, abandona o seu mestre, para delinear o seu próprio vôo.
Grande abraço,
Jorge

Alô Pessoal!!
Realizaremos neste dia 19/08, o nosso 4º Encontro Presencial. Espero que todos tenham concluído a atividade vivencial que complementa o 3º Encontro Presencial sem nenhuma dificuldade. Quem ainda não realizou esta atividade e, tiver qualquer problema, estaremos por perto.
Aguardo Vocês,
Grande abraço,
Jorge

Alô Pessoal!!
5º ENCONTRO PRESENCIAL / 8 horas
  • 1º momento - Apresentação da sequência de ensino elaborada pelo cursista, socializando-a com os colegas. Esta apresentação deve ser feita, preferencialmente, em PowerPoint ou outro software de apresentação.
  • Avaliação dos participantes sobre os Objetos de Aprendizagem, através do preenchimento da rubrica (pág. 11 do material do curso).
  • Encerramento.
Atividade a distância - Aplicação da sequência de ensino na escola em que trabalha. Enviar para o e-mail rivednatal@ymail.com relato dessa experiência, bem como postar no blog, com cópia para o e-email egrojarievilo@yahoo.com.br (Atenção: não esquecer de realizar esta atividade.

226 comentários:

«Mais antigas   ‹Antigas   201 – 226 de 226
Anônimo disse...

Nome do Professor: Aleque Sandro de lima
Disciplina : Física
Título do O. A.analisado : ondas
Interatividade : muito boa pois pode-se discutir em grupo.
Contextualização : ao lançar a pedra no lago ela faz uma parábola temos uma função.
Construção conceitual : e provável que não seja capaz de gerar conceito através das observações.
Qualidade dos textos : muito bom bem claro.
Qualidade dos feedbacks : muito bons pois ao observarmos compreende o conteúdo.
Adequação a duração da atividade ao tempo de aula : 1 hora
Qualidade do designer : bom
Facilidade de navegação : meio complicado mas nada impossível.

Anônimo disse...

Professor: Creginaldo de Assis Bezerra.
Disciplina: Física.

Objeto Aprendizagem: Salto Radical.

1 – Interatividade : (3) Interagem com outras disciplinas, bem como, com outros conteúdos.
2 – Contextualização: (3) Fica claro a relação entre as grandezas.
3 – Construção conceitual (3) Os alunos pode diferenciar as formas de energias, como também a quantidade de movimento.
4 – Qualidade das simulações (3) regular.
5 – Qualidade dos Textos (3) Os textos são de fácil compreensão, mas precisa de atenção.
6 – Qualidade dos feedbacks (2).
7 – Adequação da duração da atividade ao tempo de aula (3). Adequada para uma aula de 40 min..
8 – Qualidade do design (2) . Deveria ter um design mais real.
9 – Facilidade de navegação (3) o AO é de fácil navegação.

Anônimo disse...

A interatividade é facilmente atingida com os objetos, porém repensando um pouco a contextualização não é conquistada com uma ilustração(RIVED), PARA ALCAÇA-LA É NECESSARIO que o aluno estabeleça uma rede de relações significativas as quais ele passará a usá-las cognitivamente.
A construção conceitual pode ocorrer isoladamente sem conexão com outros conceitos impossibilitando a interdisciplinaridade.
O objeto que fala de chuva ácida ilustra, simula, auxilia na formação de conceitos, tem um bom feed-back e design mas conduz o aluno a uma única linha de pensamento impossibilitando o pensamento livre(“adestramento?”) tendo um efeito condutivista um risco reprovável para as linhas de pensamento modernas atuais como AUSUBEL(aprendizagem significativa).
O professor pode/deve dá suporte e complementar dado a oportunidade do aluno se expressar em questôes abertas, será muito revelador como diagnóstico e auxiliará o aperfeisoamento do discurso do aluno.

Anônimo disse...

QUÍMICA DOS ALIMENTOS
O objeto por nós escolhido poderá ser trabalhado com turmas de primeiro e segundos anos já que comtempla conhecimentos trabalhados nesses dois níveis de ensino. com relação a interatividade podemos concluir que o aluno não apenas terá a oportunidade de interagir com o objeto já que ele oferece ao dicente oportunidade de criar várias situações problemas no decorrer da atividade, mas, também fazer sucessivas pontes entre o mundo da química e outras disciplinas como história, biologia e matemática.
As simulações oferecidas no objeto, são apresentadas de forma clara e objetiva, pois estas estão sempre relacionadas com a proposta do objeto apresentado, por isso as possibilidades de compreensão “integral” do conteúdo são maiores do que aquelas que são por exemplo oferecidas nos livros didáticos já que estes não oferecem a mesma dinâmica que o primeiro. temos porém a ressaltar que os textos apesar de apresentarem fácil compreensão, deixãm a desejar no sentido quantitativo já que deixam omissas várias informações relevantes, acreditamos que deveria haver um pouco mais de informações relevantes.
Quanto a interação do aluno com o objeto de aprendizagem, acreditamos que não há nenhum ponto negativo que possa ser considerado, portanto, esse objeto atende do ponto de vista qualitativo as atribuições necessaŕias para um bom desempenho das atividades futuramente ministradas.


Lucia e Jeudi

Anônimo disse...

Microrganismo
Interatividade e muito boa
Contextualização e simples mas favorece o aprendizado
Construção conceitual e possivel sim criar os conceitos
Qualiadade das simulações criativas
Qualidade do textos pequenos mas com informações necessárias
Qualidades dos feedbacks bastante criativos
Adequação da duração das atividades pequenos mas poderia ser maior
Qualidade do designer criativos o suficiente para relacionar com dia a do aluno
Facilidade de navegação boa

Anônimo disse...

Microrganismo
Interatividade e muito boa
Contextualização e simples mas favorece o aprendizado
Construção conceitual e possivel sim criar os conceitos
Qualiadade das simulações criativas
Qualidade do textos pequenos mas com informações necessárias
Qualidades dos feedbacks bastante criativos
Adequação da duração das atividades pequenos mas poderia ser maior
Qualidade do designer criativos o suficiente para relacionar com dia a do aluno
Facilidade de navegação boa

Anônimo disse...

OBJETO DE APRENDIZAGEM- FORÇAS EM AÇÃO

O objeto de aprendizagem-Forças em Ação-proporciona ao aluno a interatividade com o assunto abordado em sala de aula e no seu cotidiano.
Utilizando exemplos simples do dia-a-dia fica fácil e prazeroso entender o conceito de força e saber das suas aplicações. Qualquer situação que ocorra em sala de aula, desde um contato ou empurrão até mesmo uma distância Terra-Lua existe uma força á de atração.
O uso do cinto de segurança usado nos automóveis,o movimento de uma canoa, o lançamento de um foguete e também aceleração de um corpo relacionado com a sua massa tem utilização das leis que rege a força.
Saber da importância dos pneus dos veículos,o piso antiderrapante entre outras situações cotidiana envolve este fantástico objeto de aprendizagem.

Anônimo disse...

A MATEMÁTICA E AS ARTES VISUAIS

Na construção do tangran a interatividade deverá ser o maior trunfo para o sucesso do objeto de aprendizagem,pois,a qualidade dos textos associado a qualidade do design facilitam a navegação.
O tempo de duração das aulas é que dificulta a adequação com a atividade.

Anônimo disse...

COMENTÁRIOS SOBRE AVALIAÇÃO





Pensar em avaliação, é estar disposto a se auto- avaliar, pois ao lançar uma avaliação para os alunos, seja essa qualitativa ou quantitativa, o professor expõe seu trabalho para que esse também seja avaliado. E é a partir desse pensamento que surge a insegurança do profissional, pois sabemos que o nosso sistema está preocupado com números (quantidade) e não com a qualidade do ensino.
É notável, que o conhecimento não tem sido o objetivo de nossos governantes, uma vez que exigem tantos números positivos de nós professores, esquecendo de todo contexto histórico do aluno, e do meio em que ele está inserido.
Ao observar os pontos já citados, procuro avaliar meus alunos de uma maneira qualitativa, sem desprezar a visão geral, de qual objetivo foi traçado para o conteúdo ministrado. Observando sempre a participação e desenvolvimento dos alunos na sala de aula e diante das atividades propostas.

Anônimo disse...

Professor,
Segue a resposta da 1ª atividade

Resposta

Sob o olhar de Spinelli o professor deve propor situações de aprendizagem que gerem conhecimento para realidade do aluno, considerando seu conhecimento prévio.

Devido à globalização há necessidade de filtrar essas informações, com o objetivo de que o aluno participe dessa construção selecionando sua própria informação, dirigindo o olhar para a realidade e definindo suas próprias metas sendo capaz de compreendê-las e aplicá-las em seus projetos futuros.

Trabalhar conteúdos de forma interdisciplinar amplia a compreensão de seus significados, contribuindo assim para a formação da construção do conhecimento.

A utilização de objetos virtuais estimulam o desenvolvimento da imaginação e da criatividade, preparando-o para ação, que é o que o diferencia dos demais seres vivos, o uso de instrumentos de tecnologia amplia o campo de possibilidades para o desenvolvimento da capacidade da criativa, torna-o crítico e dá embasamento para essa criticidade.

Utilizando a informática em sala de aula temos observado que ao fornecer dados, eles os transformam em informações que vêm contribuindo para que os alunos amplie seu conhecimento e através da aprendizagem adquirida transforme-as em valores que contribuem para alcançar suas metas em projetos futuros.Assim vemos que, a informática tem grande potencial no quediz respeito a novasformas de ensino-aprendizagem, de formamais dinãmica,despertando a curiosidade e a criatividade doaluno e contribuíndo com ofazer pedagógico do pofessor.







Aguardo resposta.


Um abraço,


Elizabete marinho

Anônimo disse...

3º Encontro:

No texto o “Desenvolvimento de materiais multimídia e seu uso no contexto educacional” César Nunes nos mostra que não basta penas equipar escolas com, rádios, televisores, e computadores. E conectando-os à internet, mas a dificuldade esta no desenvolvimento de programas que venha facilitar o processo ensino-apredizagem.

Também devemos ficar atentos e refletirmos que a tecnologia não é a salvação para uma educação de qualidade é apenas mais uma ferramenta pedagógica que o professor esta tendo acesso, e deve ser utilizado apesar da maioria dos professores não terem o domínio sobre esta ferramenta, e é mais um desafio que a nossa educação tem que enfrentar.

Anônimo disse...

O texto “Desenvolvimento de materiais multimídia e seu uso no contexto educacional” aborda a tecnologia na educação para dar conta das transformações nos processos de ensino e aprendizagem. Hoje multimídia como um meio para a aprendizagem é sinônimo de conteúdo altamente estruturado.
O conteúdo multimídia é dinâmico e usa ferramentas de desenvolvimento de software que combinam, em alguns casos, o poder da criação com a simplicidade de uso. Pode-se observar ainda dois contextos “O Contexto Cognitivo e o Contexto de Ensino”.
No Contexto Cognitivo, foram identificados ainda cinco temas que mudaram as concepções sobre aprendizagem: memória e estrutura do conhecimento; raciocínio e análise de resolução de problemas; processos metacognitivos e auto-reguladores de experiência cultural e participação em comunidades.
Desses conceitos sobre aprendizagem destaca-se ainda o “aprender fazendo”, que muda o foco de aprendizagem mecânica que tinha o professor como o detentor do conhecimento, para enfatizar agora a aprendizagem com foco nos alunos construindo seu próprio conhecimento.
No contexto de Ensino, que é quando se desenvolvem recursos educacionais multimídia é importante considerar os objetos nos níveis do indivíduo como aprendiz, da escola, e do distrito/região ou estado.
Nessa perspectiva são sugeridos quatro focos para o planejamento do desenvolvimento de material educacional multimídia:
1º. Centrado no aluno/aprendiz:
Nesse ambiente os alunos são motivados pela qualidade visual do trabalho e pela oportunidade de usar e discutir material que eles, trabalhando independentemente em sala de aula, não teriam condições de produzir.
2º. Centrado no conhecimento:
Amplia o escopo do que é trabalhado na escola facilitando a exploração de experiências que seriam muito perigosas, caras, ou demoradas. Ao mesmo tempo constroem sua compreensão do conhecimento central na área de domínio.
3º. Centrado em avaliação:
A tecnologia pode facilitar a auto-avaliação e outras atividades metacognitivas, promovendo a reflexão e a aprendizagem como atividades sociais.
4º. Centrado na comunidade:
Nesse ambiente, as pessoas precisam refletir sobre situações reais, muitas vezes dramáticas.
Claramente não há limites bem definido entre esses quatro focos. Quando se constrói um ambiente de aprendizagem centrado em avaliação, criam-se também elementos de um ambiente centrado no aprendiz. Quando se constrói um ambiente centrado na comunidade, satisfazemos alguns dos critérios de um ambiente centrado no conhecimento.

Modalidades e Instrumentos
O conteúdo pode ser apresentado aos estudantes com ferramentas indo de livros e aulas até a Internet ou com uso de computadores de mão.
Simulação
O aspecto mais notável das simulações é a interatividade, essa capacidade motiva alunos a formular e testar hipóteses. Podem também viabilizar a experimentação sobre conceitos que não podem ser experimentados em laboratórios escolares.
No entanto, é preciso tomar cuidado com as simulações se tornam tão elaboradas ou complexas, elas podem ser pesadas demais quando os professores não são suficientemente capacitados para o uso dessas ferramentas complexas.
Animações
Para os propósitos deste texto, animações são diferentes de vídeos e simulações: elas não usam imagens reais, nem permitem a interação com o aprendiz. Apesar dessas restrições, as animações são muito poderosas, especialmente como maneira de potencializar imagens que seriam estáticas. Animações são geralmente o melhor caminho para estabelecer a ponte entre modelos e realidade.
Conclui-se que flexibilidade é uma característica chave em conteúdo multimídia, e precisa ser constantemente e efetivamente perseguida e mantida em nossos esforços de desenvolvimento. O contexto cognitivo, instrucional e tecnológico pode ser balanceado de forma a atingir objetivos estratégicos dentro dos sistemas educacionais.

Anônimo disse...

O desenvolvimento de materiais multimídias e seu uso no contexto educacional deve levar em consideração os objetos de acordo com o nível dos alunos, pois cada um tem características próprias e diferentes necessidades. Ao desenvolver um material educacional de multimídia deve-se deter em quatro focos:
- Centrado no aprendiz;
- centrado no conhecimento;
- centrado na avaliação;
- centrado na comunidade.
Assim a tecnologia permitirá à escola desenvolver idéia e posições. Ao desenvolver um material educacional de multimídia deve-se trabalhar preocupando-se em desenvolver recursos necessários para garantir a aprendizagem de forma interativa.

Anônimo disse...

DESENVOLVIMENTO DE MATERIAIS MULTIMÍDIA E SEU USO NO CONTEXTO EDUCACIONAL

A tecnologia vem aumentando o interesse dos alunos pela aprendizagem, motivando e auxiliando estes a entrar no mundo da leitura e de resoluções de problemas que antes era cansativo para um instrumental participativo e dinâmico.
Através desta poderá resolver problemas dos conteúdos escolares com maior facilidade e sem medo de errar e mais importante , fazendo o uso da leitura para resolver.
Com o uso da mídia na escola os discentes e docentes poderão sair do abstrato para vivenciar o áudio visual além de realizar uma atividade experimental virtual prazerosa.
Para qualquer recurso tecnológico que se pretende utilizar nas aulas,independente da disciplina, tem que atender a realidade local.E havendo esta teremos interatividade com o uso de material multimídia.

Anônimo disse...

Plano de Aula

Conteúdo: Seres vivos


Objetivo: Permitir que os estudantes imaginem a dimensão dos organismos que estão estudando, usando como referenciais seres de proporções conhecidas e o sistema métrico;

Competências que pretendemos desenvolver:
• Analisar qualitativamente dados representados gráfica ou algebricamente, relacionados aos contextos socioeconômicos, científicos ou cotidianos;
• Descrever processos e características do ambiente ou de seres vivos, observados em microscópio ou a olho nu.


Na sala de aula:
a) O professor deve perguntar aos estudantes quais são as noções de proporções microscópicas que esses têm. Utilizando elementos de comparação do universo dos educandos (uma pulga, a cabeça de um alfinete, um grão de areia), o professor pode avaliar a percepção de tamanho que esses jovens têm de microorganismos como os vírus, bactérias e protistas;
b) Feita essa atividade de sondagem das percepções dos estudantes, inicia-se o trabalho no computador.

No computador:
a) Solicite que formem duplas para utilizar o computador;
b) Na primeira tela do computador, aparece um ambiente que pode ser uma casa, o mar, um lago ou uma mata;
c) Os alunos devem explorar com o mouse o ambiente que estiver aberto. Nesse ambiente aparecerão alguns microorganismos;
d) Clicando sobre o microorganismo, aparece, embaixo da paisagem, uma ficha de identidade do organismo, descrevendo algumas características gerais do reino onde esse se encontra e informações específicas do organismo em questão;
e) Os alunos lêem à informação e devem ser desafiados a escolher corretamente o melhor instrumento para observar o organismo;

f) Os alunos devem arrastar instrumentos de observação mais adequados para observar determinados organismos (olho nu, lupa, microscópio);
g) Toda vez que o aluno acerta o instrumento, essa foto preenche um álbum de figurinhas encontrado na segunda tela;

A idéia do álbum de figurinha é desafiar os estudantes a explorar o ambiente e conhecer as medidas mais comuns utilizadas para descrever microorganismos. Assim, seria interessante que o professor estimulasse a competição entre os participantes ao mesmo tempo em que valoriza a participação de todos no jogo.
h) Os alunos intercalam-se na identificação dos organismos: ora um, ora outro escolhe um organismo;
i) Toda vez que o estudante acerta o instrumento de observação, abre-se um esquema demonstrando qual a relação do tamanho do organismo com 1 metro;
j) Identificados todos os organismos de uma paisagem, os estudantes abrem outra paisagem, que estava diminuída;

Uma das idéias da atividade é que à medida que os estudantes se familiarizam com as grandezas mais comuns usadas para discriminar micróbios, vão descobrindo que esses se encontram em muitos lugares, e muitos não são causadores de doenças.
k) Ao final da atividade, o professor pode pedir que os estudantes procurem identificar produtos industrializados que utilizam microorganismos como alimentos e remédios ou levem em conta à importância ecológica dos micróbios. São comuns, em revistas e jornais, artigos que abordam essas questões, principalmente sobre o uso de microorganismos na Engenharia Genética.

Avaliação: Será realizada de forma prática, onde o aluno realizará experimentos através de simulações no site do Rived, com apresentação oral e atividades escritas (provas, testes e exposição de cartazes).
- As aulas práticas serão ministradas em laboratório e na sala de aula com orientação do professor.

Anônimo disse...

-Desenvolvimento de materiais multimídia e seu uso no contexto educacional.-
A complexidade de desenvolver multimídias para a educação é indiscutível, e o auxílio desta para o educador e o educando ,idem.
Já que os estudantes têm ritmos e realidades diferentes,estas mídias facilitam,já que ,cada um pode tentar o exercício quantas vezes for necessário sem atrasar os outros.
Com a multimídia, o material está sempre atualizado para o professor e aluno.A criação de multimídias com animações e etc pode ajudar o aluno a chegar a suas próprias conclusões.Claro que hoje ainda temos alguns problemas com a utilização da multimídia,como a falta de computadores nas escolas e falta de energia em alguns lugares,mas penso que em breve será resolvido.

Anônimo disse...

Comentário sobre o DESENVOLVIMENTO DE MATERIAIS MULTIMÍDIA E SEU USO NO CONTEXTO EDUCACIONAL (semana de
11 a 15 de agosto/08)

Os contextos para desenvolvimento de multimídia trazem uma linha bem favorável ao aprendizado, porém esse potencial precisa ser referenciado,desenvolvido e estimulado em contextos mais dinâmicos, incluindo nosso constante entendimento sobre fatores cognitivos e suas consequências na aprendizagem e as mudanças nos ambientes escolares, indo de infra-estrutura e recursos ao desenvolvimento de professores.

Aparecida Lucena

Anônimo disse...

os materiais de multimidias é um dos meios de grande importancia no processo educacional pois nos faz facilitar a transmissão do conhecimento e com a modernização temos que modificar nossa pratica educativa.

Anônimo disse...

PLANO DE AULA
Professor: Jefferson Luiz
Disciplina: Química
Módulo: Estrutura da Matéria e suas principais implicações no cotidiano dos alunos (as) no contexto científico

Introdução
Apresentar as idéias a acerca da constituição da matéria, desde dos filósofos gregos que questionavam do que são feitas as coisas até os modelos baseados em observações, experimentações e comprovações cientificas.

Objetivos
. Reconhecer que os modelos da estrutura da matéria são baseados em fatos experimentais e na busca para explicações cientificas dos fenômenos verificados.
. Reconhecer a necessidade do uso dos modelos para explicar algumas evidências experimentais no cotidiano dos alunos(as).
. Descrever os modelos atômicos e sua contribuição nas ciências química e física.
. Reconhecer os principais fatos científicos que influenciaram na elaboração e formulação de cada modelos.
. Reconhecer e identificar os principais fatos históricos no desenvolvimento dos modelos atômicos.
. Reconhecer e identificar as diferenças existentes nos modelos atômicos.

Pré-requisitos
Conceitos básicos da química
Propriedades gerais da matéria
Processos químicos e Físicos

Tempo previsto
São necessários para a realização satisfatória do tema de 14 a 16 aulas entre a sala de aula e o laboratório de informática para utilização de ferramenta de O. A.


Na sala de aula
Aulas expositivas descrevendo os modelos atômicos dando ênfase na sua contribuição para o desenvolvimento cientifico e sua relação com o cotidiano dos alunos (as).
Na sala de computadores
Formar grupos de 3 alunos (as) por computador, para facilitar as discussões, estratégia, análise e tomadas de decisões para melhor desenvolvimento das atividades dos O. A.

Avaliações
Durante as atividades acompanhar os trabalhos dos alunos (as), incentivando-os a formularem questões para serem debatidos entre os grupos. Questionando sobre a importância de saberem os significados dos modelos da constituição da matéria e suas implicações para o pensamento cientifico voltado para o seu cotidiano.

Anônimo disse...

No texto Desenvolvimento de materiais multimídia e seu uso no contexto educacional do autor césar Nunes, é confirmado que os países ampliam investimentos em educação e tecnologia em educação, mas não disponibilizam esses recursos para que as pessoas tenham maior acesso e com um menor custo. Internet, televisão, computadores é fácil de fazer e ter, mas uma pessoa que crie programas e pensem a usar a tecnologia a serviço da educação é pouquíssima. Também não se prepara e nem tem investimentos para desenvolver pessoas técnicas para ensinar estes dispositivos para as escolas. Assim, a parte cognitiva fica sem experimentações para novas tecnologias para aumentar o número de pessoas incluídas em tecnologia digital e fazer com que estas pessoas ajudem a outras nas escolas, principalmente, as escolas públicas. A tecnologia do software para educação está cada vez mais sem estabelecer um vínculo entre a tecnologia e os profissionais da educação.

Anônimo disse...

Aula de química : De que o mundo é feito?

Professores multiplicadores da turma 456:

Euclides Leal Neto.

Breno Bruno

Jefferson

Lúcia Heleno

Plano de aula

➲ Introdução:
➲ Esta atividade se propôe a despertar o interesse a respeito da constituição da matéria; instigando o pensamento investigativo e construtivo do aluno.

➲ Objetivos:
➲ Reconhecer que o estudo científico é construído em última análise, a partir de tentativas de explicar fenômenos naturais e responder perguntas específicas.
➲ Mobilizar a capacidade investigativa por meio de uma situação-problema.
➲ Reconhecer que os filósofos baseavam seus conhecimentos na observação da natureza e no uso do raciocínio.
➲ Pré-requesitos:
➲ Não é necessário que o aluno tenha conhecimento prévio espécifico.
➲ Tempo Previsto para atividade:
➲ Uma aula de 50 minutos
➲ Sala de Computadores
➲ O aplicativo do rived na atividade 1, será feita na sala de computadores preparando pequenos grupos e depois fazendo uma discursão em grupos sobre o assunto.
➲ Durante a atividade:
➲ Os alunos deverão ser incentivados a observar atentamente e criticamente a animação mostrada no computador. Após a animação, será feita duas perguntas aos alunos: Existe um material básico do qual tudo é feito? Caso exista, como ele se transforma em uma flor ou um animal?
➲ Após isto, solicitar aos alunos que registrem em um diário. Este diário pode ser intitulado “História do átomo“.
➲ Questões para a discursão:
➲ 1.com bases e idéias que os alunos tenha do assunto, poderá feita a pergunta de como são constituídas as coisas?
➲ 2.Em seguida, pergunta-se aos alunos:
➲ Como voçês imaginam que os primeiros pensadores responderam essa pergunta.
➲ 3. O professor poderá instigar ao aluno como seria possível responder essa questão na época, sem nenhum fatos experimentais
➲ Depois da atividade:
➲ Fazer uma análise histórica desde os filófosos até Dalton.
➲ Também fazer uma discursão entre a alquimia e a ciência.Questões para a discursão:
➲ 1.A importãncia desse período?. No qual nasceu e desenvolveu a alquimia?
➲ 2. A importância da alquimia do desenvolvimento de técnicas de experimentação?
➲ A avaliação:
➲ A avaliação poderá ser feita ao longo da atividade e, especialmente, durante as discursões. O diário poderá ser um instrumento de avaliação.
➲ Atividades Complementares
➲ Depois dessa discursão, os alunos poderão fazer uma pesquisa para saber o que se entende por método científico e a importância para o desenvolvimento da ciência.

Anônimo disse...

Nome do Professor: Jefferson Luiz
Disciplina: Química
Título do O.A. analisado: Usina: Leis dos gases

O Objeto de Aprendizagem para análise mostrou quanto a:
Interatividade: o aluno(a) é capaz de interagir, compreender e realizar as etapas dos processos.
Contextualização: O O. A. possibi-
lita que os alunos(as) compreenda as situações problemas colocados diante dos conceitos teóricos estudados na sala de aula.
Construção conceitual: como o tema é abordado será necessário que os alunos (as) tenham conceitos discutidos antes na sala de aula ( por exemplo: teoria cinética dos gases, características dos gases perfeitos e reais, variáveis de estados, transformações gasosas ).
Qualidade das simulações: de fácil entendimento e interações com o O.A.
Qualidade do texto: fácil compreen-
são. interdisciplinaridade e contextualização.
Qualidade do feedbacks: É necessá-
rio antes que o professor faça observações e explique como será o
processo avaliativo do O.A. dentro da situação/problema colocado acredito que os alunos(as) sejam
capazes de responderem as questões.
Adequação da duração da atividade:
Acreditamos que sejam dados tempo suficiente para que os alunos(as)
posam melhor interagir com o O.A. e atinjam o feedbacks.
Qualidade do design: De fácil assimilação, compreensão e ilustra-
ção. ótimo.
Facilidade de navegação: mais fácil
impossível é como um jogo, só que brincando de conhecimento.

Anônimo disse...

No primeiro momento realizado no
3º encontro houve debates a respei-to do texto Repensando a avaliação
cada professor colocou de forma aberta e livre suas preocupações, dúvidas, bem como seus anseios na realização do processo de avaliação
todos colocaram de maneira clara que faziam suas avaliações com a intenção de verificar o rendimento
dos alunos(as) para que eles atin-
gissem os objetivos e metas propostos para o conteúdo ministra-
dos em sala de aula. Com a leitura do texto fomos levados para uma no-
va realidade de como avaliar o pro-
cesso de ensino/aprendizagem. Os colegas estão esperançosos de que
apartir desse novo desafio colocados para mudarmos nossa visão de como devemos avaliarmos nossos alunos(as), acreditamos que apartir desse momento iremos en-
frentar da melhor maneira, dentro das nossas possibilidades e repen- sando a avaliação, vamos romper as barreiras imposta por nos e pelo sistema educacional do nosso pais e também o estado. Diante de tudo isto, vamos mostrar o quanto somos digno da nossa profissão ( antes chamavamos de mestre hoje apenas professor, como se qualquer um pudesse ser, simples assim ), pois temos plena convicção que vamos realizar com mais atenção esse processo tão importante quanto problemático. Educar para sermos felizes.

Anônimo disse...

Comentário do texto Repensando a avaliação
No excelente texto produzido por Cesar Nunes são colocados em xeque a qualidade das avaliações realizadas nas escolas, o brilhan-
te autor nos levam a repensar está prática, levando em conta em novos
parâmetros e métodos de avaliação dentro de contexto e diretrizes educacionais, com objetivos e me-
tas de ensino/apredizagem numa dimensão mais ampla das suas capa-
cidades, habilidades, competên-
cias, pensamento crítico, reflexão, consciência cidadã e autonomia para solucionarem situação/problema colocados para solucionarem. Citando vários exemplos, como devemos sair dos problemas criados por nos profes-
sores no momento de realizarmos o processo avaliativo. Ele levanta vários questionamentos de como realizar a avaliação, dentro dessa nova expectativa e na utilização de
novos instrumentos e métodos para a avaliação: citanto o autor " o aluno deve ser avaliado na sua capacidade de resolver problemas utilizando ferramentas tecnológi-
cas em um ambiente dinâmico em que
são dados passos e estratégia de como sair na busca de uma resolu-
ção. Então é possível colocarmos
os alunos(as) numa situação/pro-
blema de tal forma que eles tomem consciência de seus processos de pensamento e avaliem seu progresso,
conforme seus passos na busca da resolução do problema e finalmente
receba um feeedbacks, dessa maneira
o uso da situações/problemas terá um significado importante no processo de ensino/aprendizagem, permitindo democratizar as postu- ras dos alunos(as) e professores(as) diante dos novos métodos de
avaliação. Devemos não termos medos dos novos instrumentos de avaliação, porque é preciso enfrentá-los e rompermos de vez com os paradigmas de avaliarmos
apenas quantativamente e qualita-
tivamente, dessa forma vamos mostrar o quanto somos digno da profissão que escolhemos. somos poderosos na imaginação, somos habilidosos na criatividade, somos conscientes das nossas potencialidades e acima de tudo somos sábios. São seremos medrosos
e vamos enfrentar os novos desafios colocados pela tecnologia.
Vamos em frente, desistir jamais. educar para sermos felizes.

Anônimo disse...

Assunto: Ciclo Menstrual

Público-alvo: 2º ano do Ensino médio

Objetivos do módulo:
• Reconhecer na fase menstrual os principais hormônios envolvidos nesse processo como também as mudanças que ocorrem no corpo da mulher;

• Estimular o estudante a analisar e interpretar gráficos.


Habilidades a serem alcançadas:

Indicar os principais acontecimentos na fase menstrual;
Conhecer as principais mudanças físicas e psicológicas na mulher nessa fase;
Compreender os fatores que podem alterar o período fértil da mulher.

Conceitos abordados:

Sistema endócrino dando ênfase aos hormônios ligados ao fluxo menstrual;
Alterações tanto psicológicas como fisiológicas que ocorrem na mulher antes durante e após o ciclo menstrual;

Pré-requisitos:

Analisar criticamente o conteúdo de um texto sobre o assunto a se estudado;
Conhecer a diversidade de ciclos menstruais;

Estratégias de ensino:

Exposição dos conteúdos no quadro, explicação dos assuntos, execução de exercício;
Uso do laboratório de informática como subsidio didático e utilização dos recursos do RIVED;


Atividade Complementar:

Documentário “Por dentro do útero” Atlas do corpo humano (Discovery Chalnel);
Atividades do livro texto;
Debate com ênfase nas características do útero durante o ciclo menstrual.


Avaliação:

A avaliação será continua mediante observação e correções das atividades propostas, trabalhos em grupo como também uma avaliação ao final do bimestre.

Tempo de Utilização: 6 aulas.

Anônimo disse...

Assunto: Ciclo Menstrual

Professores: Antônio, Aparecida, Patrícia, Vera, Santana, Genoveva.


Público-alvo: 2º ano do Ensino médio

Objetivos do módulo:
• Reconhecer na fase menstrual os principais hormônios envolvidos nesse processo como também as mudanças que ocorrem no corpo da mulher;

• Estimular o estudante a analisar e interpretar gráficos.


Habilidades a serem alcançadas:

Indicar os principais acontecimentos na fase menstrual;
Conhecer as principais mudanças físicas e psicológicas na mulher nessa fase;
Compreender os fatores que podem alterar o período fértil da mulher.

Conceitos abordados:

Sistema endócrino dando ênfase aos hormônios ligados ao fluxo menstrual;
Alterações tanto psicológicas como fisiológicas que ocorrem na mulher antes durante e após o ciclo menstrual;

Pré-requisitos:

Analisar criticamente o conteúdo de um texto sobre o assunto a se estudado;
Conhecer a diversidade de ciclos menstruais;

Estratégias de ensino:

Exposição dos conteúdos no quadro, explicação dos assuntos, execução de exercício;
Uso do laboratório de informática como subsidio didático e utilização dos recursos do RIVED;

Atividade Complementar:

Documentário “Por dentro do útero” Atlas do corpo humano (Discovery Chalnel);
Atividades do livro texto;
Debate com ênfase nas características do útero durante o ciclo menstrual.
Avaliação:

A avaliação será continua mediante observação e correções das atividades propostas, trabalhos em grupo como também uma avaliação ao final do bimestre.

Tempo de Utilização: 6 aulas.

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