O que é o Rived?

RIVED é um programa da Secretaria de Educação a Distância - SEED, que tem por objetivo a produção de conteúdos pedagógicos digitais, na forma de objetos de aprendizagem. Tais conteúdos primam por estimular o raciocínio e o pensamento crítico dos estudantes, associando o potencial da informática às novas abordagens pedagógicas. A meta que se pretende atingir disponibilizando esses conteúdos digitais é melhorar a aprendizagem das disciplinas da educação básica e a formação cidadã do aluno.

1ª Atividade a Distância /8 horas

LEITURA DO TEXTO: O cursista ao ler o texto deve direcionar o olhar para o argumento de Spinelli e refletir sobre outras situações de aprendizagem vivenciadas, que tenham sido favorável ao aluno ascender e atingir o cume da pirâmide.

2ª Atividade a Distância/8 horas

LEITURA DO TEXTO: "Repensando a avaliação" de César Nunes, refletindo aspectos importantes de teorias e práticas educacionais como exemplo: um grupo da Faculdade de Educação Harvard, em que o objetivo maior do ensino oferecido por eles deve ser o "Ensino para Compreensão" (WISKE, 1998).
Para nós, educadores temos clareza dos objetivos de aprendizagem em nossas disciplinas? Será que refletimos sobre o comportamento do aluno que compreende totalmente, parcialmente, ou não compreende o que estamos vivenciando com ele?

3ª Atividade à Distância/8horas

LEITURA DO TEXTO: “Desenvolvimento de materiais multimídia e seu uso no contexto educacional” de César Nunes, versão para o curso “Como Usar Objetos de Aprendizagem”, fazendo reflexão sobre os contextos para desenvolvimento de multimídia, como: O contexto cognitivo e o contexto de ensino.
Navegação no site: http://rived.proinfo.mec.gov.br para escolha de um objeto na sua disciplina.
Elaboração de um plano de aula de acordo com o Objeto escolhido, orientando-se pelo Guia do Professor. Alternando sala de aula e laboratório para a exploração do objeto, atentando para a construção do conhecimento do aluno.
Enviar pelo e-mail do grupo.

segunda-feira, 21 de julho de 2008

NTE KENNEDY - Turma:7, 8, 9 Liana Rosário Moura

3ª Atividade vivencial / 8 horas

- Leitura do texto “Desenvolvimento de materiais multimídia e seu uso no contexto educacional” de César Nunes, versão para o curso “Como Usar Objetos de Aprendizagem”, fazendo reflexão sobre os contextos para desenvolvimento de multimídia, como: O contexto cognitivo e o contexto de ensino.
- Navegação no site: http://rived.proinfo.mec.gov.br para escolha de um objeto na sua disciplina.
- Elaboração de um plano de aula de acordo com o Objeto escolhido, orientando-se pelo Guia do Professor. Alternando sala de aula e laboratório para a exploração do objeto, atentando para a construção do conhecimento do aluno.
- Postar no Blog ou enviar para o meu e-mail.

2 comentários:

Anônimo disse...

O uso dos recursos multimídia no desenvolvimento do processo ensino aprendizagem está condicionado a diversos fatores, destacando-se o contexto cognitivo e o contexto de ensino. É compreensível o fato de que para que haja desenvolvimento e mudança no fazer pedagógico, é necessário mudança de postura e "capacitação" dos profissionais envolvidos nesse processo.A compreensão de como se dá, como ocorre o processo de aprendizagem, no que se refere principalmente, na aplicação desses conhecimentos adquiridos pelo aluno em novas situações ou situaçãoes diversas. A criação e utilização de objetos de aprendizagem multimídia deve levar em consideração esse contexto: elementos que possibilitem ao aluno a construção de conhecimento,no desenvolvimento da aprendizagem.
O contexto de ensino: para quem eem quais circunstâncias serão aplicados tais objetos demultimídia. Criar atividades centradas no aluno, no conhecimento, centradas em avaliação e nacomunidade.
Portanto não se trata exclusivamente de equipar as escolas com equipamentos tecnologicos, mas também um amparato didático pedagógico.

jacirafvo@hotmail.com

Anônimo disse...

Vale a pena rever esta
citação do texto " Desenvolvimento
de materiais multimídia e seu uso no contexto educacional" de autoria de Cesar n Nunes:

"A evolução das ferramentas de autoria eabordagens pedagógicas adequadas auxiliam o engajamento ativo dos estudantes como designers, criadores e publicadores. Os projetos Labvirt, Thikquest e IEARN engajamos estudantes na resolução coloborativa de problemas attravés deatividades baseadas no design. Os estudantes são motivados pelos novos meios de troca de informações e comunicação como os arquivos MP3, mensagens instataneas, blogs, wikis e redes ponto aponto. Essas e outras mídias, precisam ser consideradas e integradas no planejamento do usode tecnologias de informação e comunicação quando as oportunidades aparecem".

É verdade que precisamos estudar mais sobre esse assunto. Reconheço que sou analfabeta nessa área.

jacirafvo@hotmail.com