tag:blogger.com,1999:blog-8908284439733150430.post264885760228985336..comments2008-10-06T17:24:08.032-03:00Comments on Construindo o saber com objetos de Aprendizagem RIVED: NTE ATHENEU - Turma:10,11,12 Ana Zélia Lima de SouzaCAPACITAÇÃO RIVEDhttp://www.blogger.com/profile/00143813710661398797noreply@blogger.comBlogger108125tag:blogger.com,1999:blog-8908284439733150430.post-78434635158636391662008-08-22T22:17:00.000-03:002008-08-22T22:17:00.000-03:00PLANO DE AULA1º ano do ensino médioQUANTIDADE DE M...PLANO DE AULA<BR/><BR/>1º ano do ensino médio<BR/><BR/>QUANTIDADE DE MOVIMENTO<BR/><BR/>OBJETIVOS: Definir quantidade de movimento linear de um corpo e de um sistema de corpos; enunciar princípio de conservação da sua conservação. Obter a 3ª Lei de Newton a partir da conservação da quantidade de movimento de dois corpos em interação. Aplicar o princípio de conservação e a 3ª lei em situações do cotidiano e em problemas didáticos. Definir impulso de força e relacioná – lo com a 2ª lei. Operar vetorialmente com as grandezas.<BR/><BR/>PROBLEMATIZAÇÃO INICIAL:<BR/><BR/>1. Propor a seguinte situação: Um canhão dispara um projétil numa cena de filme. O que observamos imediatamente após a saída da bala?<BR/>2. Discuta choques entre bolas de bilhar e de gude (mesma massa), tanto frontais como laterais.<BR/>3. Outras questões: Um caminhão de brinquedo em movimento colide com um carrinho. O que sucede após o choque? E na situação inversa?<BR/>4. Numa pista de patins, uma criança empurra um adulto, com ambos inicialmente em repouso. O que ocorre? <BR/>5. Um balão de borracha inflado permanece em repouso quando abrimos o seu bocal, deixando o ar escapar? Por quê?<BR/>6. Como funciona a roda-d’água?<BR/>7. Dentre outros.<BR/><BR/>ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTO EM SALA DE AULA<BR/><BR/>Antes de definir quantidade de movimento linear, o professor trabalha com os alunos as idéias sobre interações: forças sempre aparecem aos pares e um movimento parece surgir justamente com outro. As questões acima ajudam a extrair essa generalização;<BR/>Definir o vetor quantidade de movimento, caracterizando- o relativamente ao referencial inercial. Discutir com o aluno sobre o produto entre massa e velocidade de um corpo, através de exemplos em que a primeira seja grande e a segunda pequena e vice-versa, mostrando que nestas situações distintas há possibilidade de a quantidade de movimento linear ser a mesma;<BR/>Enunciar o princípio da conservação da quantidade de movimento linear imediatamente antes e depois das interações. Reforçar o significado de “imediatamente”, introduzindo a noção de sistemas isolados e forças internas. Exemplos clássicos: o professor deve evitar trabalhar com enunciado do tipo: “Um corpo de massa m1, velocidade v1, colide frontalmente com um segundo de massa m2,...”. Lembrando – se que pode ser usado objetos (pedra, bola de bilhar), máquinas (avião, caminhão, carro), animais (peixe grande engole um pequeno que estava parado), pessoas (atacante se choca com o goleiro) etc.;<BR/>Começar com interações em uma única direção, explorando o caráter vetorial, passando depois para o plano. Trabalhar graficamente com os alunos a parte de vetores, bem como introduzir o tratamento analítico de vetores através da decomposição (e composição) nos eixos cartesianos;<BR/>O professor ajudará ao aluno na definição de impulso e força, bem como identificando - o com a variação da quantidade de movimento (corpo de massa constante) e relacionando – o com a 2ª lei. Exemplificando forças externas, ao se analisar a variação da quantidade de movimento de pequenos corpos quando colidem com um grande e fixo (como uma bola chocando – se com um muro);<BR/>O educador deve deduzir com o aluno a 3ª Lei de Newton a partir de estudo da variação da quantidade de movimento de cada um dos dois corpos isolados que interagem. Discutindo também questões do tipo: Qual a velocidade de aproximação entre a Terra (<BR/>mt = 1024 Kg) e um corpo (de massa 10 Kg) em queda livre, corpo esse que, ao atingir o solo, tem velocidade final 20 m/s? E calcular com o aluno a velocidade da Terra devida essa interação. <BR/><BR/>APLICAÇÃO DO CONHECIMENTO<BR/><BR/>Retomar as questões iniciais, resolvendo – as agora com o auxílio da grandeza e princípio da conservação. Aplicando o conteúdo do tópico em situações de colisões, empurrões, explosões.<BR/>O projeto e dimensionamento de uma usina hidrelétrica, no tocante ao diâmetro do duto e à rotação da turbina, constituem um problema tecnológico complexos. Uma das equações usadas na solução do problema advém da quantidade de movimento do sistema. Comentar que o princípio; aliado a outros (bem como a parâmetros definidos pela tecnologia), pode garantir a previsão do funcionamento da usina que está sendo construída.<BR/>Trabalhar também com os alunos, a validade universal do principio da conservação da quantidade de movimento linear. Sendo um principio, é válido em todos os domínios de aplicação e de teoria da física, desde eventos hipermacroscópicos (como a explosão de uma supernova, o movimento planetário) até os microscópicos (o princípio é usado para a identificação de novas partículas em interações nucleares). Assim, embora as Leis de Newton tenham limitações no campo de atuações em física, o princípio mantém a sua validade.<BR/>Exemplo de aplicação do princípio no mundo microscópico: um núcleo radiativo, inicialmente em repouso, se desintegra, emitindo um elétron e um neutrino em direções perpendiculares. A quantidade de movimento do elétron é 1,2 x 1022 Kg. m/s.<BR/>Determinar a direção, o sentido e o módulo da velocidade do núcleo (residual) que recua, imediatamente após a desintegração, sabendo que sua massa é 5,8 x 10-26 Kg.<BR/>Após toda a explanação por parte do professor em sala de aula, o mesmo irá à sala de informática para trabalhar com os alunos os Objetos Virtuais de Aprendizagem, levando em consideração todo conteúdo visto. O trabalho de deve feito no máximo três alunos por computador. O professor deve levar também em consideração tempo que os alunos passarão para realizar os trabalhos frentes aos computadores.<BR/>Após a aula o professor deve fazer um acompanhamento de todo desenvolvimento valiativo sobre a aprendizagem dos alunos, bem como auxilia- os a onde os mesmos tiverem dificuldades.<BR/><BR/>Professor: JOSÉ PEQUENO NICÁCIO<BR/>Disciplina: FÍSICA<BR/>ESCOLA ESTADUAL SENANDOR JOÃO CÂMARA ENSINO FUNDAMENAL E MÉDIO<BR/>BENTO FERNANDES – RN <BR/>16ª DIRED.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8908284439733150430.post-30743256146482012242008-08-21T16:01:00.000-03:002008-08-21T16:01:00.000-03:00REFLEXÃO DO TEXTODESENVOLVIMENTO DE MATERIAIS MULT...REFLEXÃO DO TEXTO<BR/>DESENVOLVIMENTO DE MATERIAIS MULTIMÍDIA E SEU USO NO CONTEXTO EDUCACIONAL<BR/>COMO USAR OBJETOS DE APRENDIZAGEM<BR/><BR/><BR/> Entende-se que o autor preocupa-se com a qualidade a que deve dar a exposição e utilização das tecnologias disponibilizadas nos meios educacionais, dando a devida importância à escolha do material e o meio ao qual deve estar inserida e não ao material meramente comercial.<BR/> Destaca-se também a preocupação quanto ao preparo dos profissionais que vão utilizar esses recursos de multimídia de modo que, possa facilitar a aprendizagem e melhorando tanto as condições dos professores, como dos alunos e, que possa fortalecer a capacidade de analisar, de sintetizar, de comunicar, perceber e de relacionar-se com as maneiras como nos observamos e representamos o mundo. <BR/> A cultura do pensamento em sala de aula deve coincidir com os constantes aparecimentos das novas tecnologias, havendo um melhor desenvolvimento das habilidades e competências entre os pontos mais importantes em que os estudantes precisam saber, observando que os materiais multimídia precisam ser acompanhados por materiais que possam relacioná-los e que possa contribuir com avaliação dos objetivos propostos nas atividades, atitudes e saberes que foram discutidos.<BR/> A contextualização do assunto abordado deve estar centrada no meio ao qual o aluno-aprendiz estar inserido, não devendo também deixar de relacioná-lo com outros meios e que também deve estar estrategicamente ligado com os processos de reforma educacional e com as transformações nos processos de ensino-aprendizagem. <BR/>Profº José Luiz Araújo de Abreu<BR/>BIOLOGIA<BR/>Escola Estadual Profª Gercina Bezerra. Pedra Preta- RN.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8908284439733150430.post-6748583707397490922008-08-21T13:57:00.000-03:002008-08-21T13:57:00.000-03:00O texto "Desenvolvimento de materiais multimídia e...O texto "Desenvolvimento de materiais multimídia e seu uso no contexto educacional" de Cesar Nenus, permitiram-nos constatar a importância de se utilizar em sala de aula. Sendo esses, fundamentais para a incorporação num mundo globalizado em que nos encontramos.<BR/>Constatamos ainda, a possibilidade de flibilizar oferecida pelos recursos de multumídia, onde o aluno manipula-os de acrodo com a teorização recebida, assim criando uma aprendizagem significativa.<BR/>Portanto, cabe as ESCOLAS planejar e utilizar esses recursos visando extrair os potenciais ali oferecidos para alcançar os objetivos propostos e traçados para o desenvolvimento dos alunos e da comunidade como um todo.<BR/>Francisco Dailou Gomes - Qúimica<BR/>Pedra Preta - RNAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8908284439733150430.post-31935321497265018312008-08-21T10:36:00.000-03:002008-08-21T10:36:00.000-03:00Plano de AulaAssunto abordado: Poluição atmosféric...Plano de Aula<BR/>Assunto abordado: Poluição atmosférica (efeito estufa)<BR/><BR/>Grau em que o módulo será utilizado: 1ªsérie do ensino médio<BR/><BR/>Objetivo<BR/> Tentar conscientizar os alunos sobre a questão dos impactos ambientais urbanos e ressaltar que as pessoas estão mais preocupadas com os danos imediatos do cotidiano, que colocam em risco seu sustento e seu conforto. <BR/><BR/>Estrátegias de ensino<BR/>Atividades- Aulas expositivas e dialogada com aplicação de textos, noticiários, revistas, entre outros.<BR/><BR/>Vídeo- Mostrar o documentário do DVD- Uma Verdade Inconveniente do ex-vice-presidente americano Al Gore, onde apresenta a mensagem do superaquecimento global.<BR/><BR/>Atividades no computador<BR/> Relacionar os processos da concentração de CO2 na atmosfera.<BR/> Verificar as causas e consequências do CO2 na atmosfera, através de animação visual.<BR/> Simular o fenômeno das doenças de uma pessoa por gases poluentes.<BR/> <BR/>Tempo de duração da aula: 02 aulas de 50 minutos.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8908284439733150430.post-14893048675935016722008-08-20T23:00:00.000-03:002008-08-20T23:00:00.000-03:00plano de aulaTÍTULO – TANGRANPÚBLICO ALVO: 1ª Séri...plano de aula<BR/><BR/>TÍTULO – TANGRAN<BR/><BR/><BR/>PÚBLICO ALVO: 1ª Série do Ensino Médio<BR/><BR/><BR/>OBJETIVOS: <BR/>• Proporcionar o aprendizado dos polígonos, utilizando o jogo de “quebra cabeça”<BR/>• Desenvolver e resolver problemas utilizando o tangran<BR/><BR/><BR/>METODOLOGIA:<BR/><BR/>As atividades serão realizadas em duas aulas de 50 min cada, sendo a primeira aula em sala de aula onde os alunos irão utilizar uma cartolina para desenhar o Tangran, , depois os alunos irão recortar as figuras para reconhecer, denominá-las e classificar as figuras como: Polígonos regulares e irregulares a outra aula no laboratório de informática. Nesta os alunos irão utilizar o OA Tangran para formar polígonos, encaixando as peças como se fosse um quebra cabeça. Depois,usando as peças recortadas em sala, o aluno irá formar figuras usando sua criatividade. <BR/><BR/>AVALIAÇÃO:<BR/><BR/>• Sugerir aos alunos um relatório de suas atividades realizadas em sala de aula e no laboratório de informática.<BR/>• Verificar quais as figuras que os alunos criaram no estudo do tangranAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8908284439733150430.post-12312292782482181142008-08-20T22:58:00.000-03:002008-08-20T22:58:00.000-03:00Comentário do texto César NunesSegundo o “autor tr...Comentário do texto César Nunes<BR/><BR/>Segundo o “autor trabalhar com multimídia no contexto educacional”. É importante <BR/>e inegável a importância do uso da tecnologia atrelada aos modelos de programas elaborados com o objetivo de facilitar a aprendizagem em diferente contexto educacional, oferecendo oportunidades de acordo com o nível do aluno para que ele possa adquirir os conhecimentos e avançar para uma próxima etapa do processo educacional; Mas, é de suma importância que tenhamos toda uma estrutura (além do material, pessoal qualificado), voltados para esse objetivoAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8908284439733150430.post-90931718228952509232008-08-20T10:29:00.000-03:002008-08-20T10:29:00.000-03:00comentário do texto: Desenvolvimento de materiais ...comentário do texto: Desenvolvimento de materiais multimídia: O autor fala que a multimídia facilitar a aprendizagem dos alunos, pois da oportunidades para que os alunos trabalhem em diferentes ritmos e diferentes níveis.Mais é preciso melhorar as condições dos professores, através de cursos de capacitação continuada na área de informática. O texto nos passa a ídeia de que a multimídia é mais um instrumento que vai auxiliar na aprendizagem dos estudantes, que os estímulos dinâmicos como áudio, vídio e animações podem tornar a realização de tarefas como a resolução de problemas mais relevantes para os alunos. O autor aborda quatro focos para o planejamento do desenvolvimento de material educacional multimídia,são eles: Centrado no aluno/aprendiz; Centrado no conhecimento; Centrado em avaliação; Centrado na comunidade. Que os conteúdos pode ser apresentado aos estudantes de várias maneiras, através de livros de aulas até a internet ou com o uso de computadores de mão, apesa dos livros terem inlustração de imagens, os alunos tem muita dificuldade em relacionar essas imagens na resolução de outros problemas.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8908284439733150430.post-9581080854697072022008-08-19T17:28:00.000-03:002008-08-19T17:28:00.000-03:00Desenvolvimento de materiais multimídia e seu uso ...Desenvolvimento de materiais multimídia e seu uso no contexto educacional.<BR/><BR/>Autor: César Nunes<BR/><BR/> Possivelmente ainda há alguns educadores que manifestam uma recusa imediata à possibilidade de utilizar materiais multimídia, simplesmente pela resistência ou pelo desinteresse por qualquer abordagem que relacione tecnologia e educação. <BR/> Entendo que é preciso uma nova atitude para não se ficar a reboque da história ou alheio a manipulação de uma elite que concentra o poder sobre a produção, a pesquisa, o desenvolvimento e a disseminação do conhecimento a grande escala.<BR/> O texto aponta para uma convergência tecnológica global, porém gradativa e que as aplicações dessas novas tecnologias aliada aos contextos cognitivos e instrucionais de modo balanceado e flexível poderá atingir objetivos estratégicos dentro dos sistemas educacionais.<BR/> O uso de materiais multimídias no processo educacional sem dúvida nenhuma estimula “o sensorial”, o que permite inclusive simulações e aplicações que podem ser úteis no “fazer-aprender”.<BR/><BR/>Luiz Eduardo S. do Nascimento - Componente Curricular de Biologia.Luiz Eduardohttps://www.blogger.com/profile/05015196386445793185noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8908284439733150430.post-38969117092598249912008-08-19T09:45:00.000-03:002008-08-19T09:45:00.000-03:00Comentário do texto: Desenvolvimento de materiais ...Comentário do texto: Desenvolvimento de materiais multimídia e seu uso no contexto educacional.<BR/>O autor destaca a importância do uso de multimídia no processo de ensino aprendizagem, diante destes recursos tecnológicos o aluno tem uma visão prática e real dos instrumentos utilizados como: texto, imagem, áudio, vídeo e simulações. Portanto esta nova metodologia permite auxiliar o professor na construção de novos conhecimentos e avaliar o aluno de acordo com o seu pensamento crítico no mundo globalizado.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8908284439733150430.post-49127225820223406762008-08-17T15:22:00.000-03:002008-08-17T15:22:00.000-03:00matias14comparando o texto escrito por "César Nune...matias14comparando o texto escrito por "César Nunes" é interessante a ampliação dos investimentos em criar um atalho,como questão da multimídia que tem ganhado o espaço altamente liberal e disponível as informações necessárias, porém o contexto cognitivo transforma e influencia nas pesquisas instruindo para uma visão mais ampla aos conhecimentos previstos.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8908284439733150430.post-48833832612343104972008-08-16T10:15:00.000-03:002008-08-16T10:15:00.000-03:00Claudionor turma 12Desenvolvimento de matérias mul...Claudionor turma 12<BR/><BR/>Desenvolvimento de matérias multimídia e seu uso no contexto educacional.<BR/><BR/>Autor: César Nunes<BR/><BR/>Com o crescente aumento da tecnologia, as ciências cognitiva tem feito cada vez mais parte do processo de transformação da educação, que a cada dia fica mais globalizada. Os alunos devem saber como usar e desenvolver seus pensamentos cognitivos para que se tornem capazes de desenvolver estratégias, bem sucedidas para transformação seu conhecimento para outra situações.<BR/>Por tanto quando se desenvolver recursos educacionais multimídia é importante considerar o objetivo de cada individuo levando sempre em conta a idade e o meio social onde vive.<BR/>Por isso o contexto de ensino deve está estrategicamente ligado com os processos de formas educacionais e com as transformação de ensino e aprendizagem, a aprendizagem essa que deve ser sempre baseada em projetos sempre flexíveis. Nesse caso a tecnologia pode ser uma ferramenta de fundamental importância.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8908284439733150430.post-41327667294915428012008-08-14T20:23:00.000-03:002008-08-14T20:23:00.000-03:00Materiais Multimídia no contexto EducacionalTtraba...Materiais Multimídia no contexto Educacional<BR/>Ttrabalhando o texto de Cesar Nunes.<BR/><BR/>O Processo coletivo e colaborativo transforma o processo de ensino e aprendizagem,disponibilizando o conteúdo instrucional e significativo.<BR/>Facilitado pela experimentação visual, interativa, criativa,combinando informação e oferecendo oportunidade, para os diferentes ritmos e níveis de aprendizagem.<BR/>A utilização do computador, traz relações gestuais, construção de texto,, intensidade, cores, valores diversos e plasticidade. Provendo repetição, reforço em ampla variedade de circunstãncia. Interagindo todos os autores do sistema Educacional.<BR/>O aprendiz desenvolverá suas competências e habilidades no sentido abstrato,como próximo das situações reais do seu contexto, fortalecndo a capacidade de análise, síntese e comunicação com o conhecimento.<BR/><BR/>Plano de Aula<BR/><BR/>Atividade 1 - Cada caso é um caso.<BR/><BR/>Introdução:<BR/><BR/> Informação sobre o uso excessivo de medicamento pelo Idoso. Conscientizar e posicionar o aluno diante desse fato. Provocando estratégias que dêem oportunidade de combater esses excessos. Cada aluno no final, apresentará o resultado do seu trabalho.<BR/><BR/>Objetivos:<BR/><BR/>1 - Estabelecer relações entre o uso normal e anormal praticado pelo Idoso.<BR/>2 - Identificar os diferentes medicamentos e os seus efeitos.<BR/>3- Elaborar estratégias,metas e ações, para evitar o excesso de Medicamento.<BR/><BR/>Pré - requisitos:<BR/>1º - Trabalhar o idoso acima de 60 anos de idade.<BR/><BR/>Tempo previsto para a atividade:<BR/>- Esta atividade poderá ser realizada, em seis (06) aula de 50 minutos.<BR/><BR/>Na sala de aula:<BR/><BR/>A atividade será planejada, direcionada, manejada e controlada:<BR/>- exposição do tema <BR/>- orientações<BR/>- atividade no computador: dois em dois aluno.<BR/>-turma com 40 alunos: vai ser dividida em duas; onde 20 alunos, vão fazer pesquisa na bíblioteca; enquanto os outros irão fazer atividades no dez (10) computadores que há na escola.<BR/>- cada turma terá uma aula no computador e outra na bíblioteca.<BR/><BR/>Requerimentos Técnicos:<BR/>-navegar na internet;<BR/>- trabalhar o programa do RIVERD.<BR/><BR/>Procedimentos:<BR/>- reflexão, discussão, análise e tomada de decisão.<BR/>- evitar interferir no trabalho do aluno, só fazendo quando for necessário.<BR/><BR/>Questões para discussão :<BR/><BR/>1 - Acontece uso excessivo de medicamento por parte do idoso?<BR/>2 - Quais os efeitos na saúde do Idoso?<BR/>3 - Quais os medicamentos de referência nessa faixa etária?<BR/>4 - Cite medidas que pode evitar o uso excessivo desses medicamentos:<BR/>5 - Como o idoso deve fazer uso dos medicamentos similares?<BR/><BR/>Depois da atividade na bíblioteca e no computador:<BR/>- Na sala de aula:<BR/> - discussão geral sobre o tema, durção uma (01) aula;<BR/> - exposição das idéias;<BR/> - organização dos trabalhos e construção do relatório, duração uma (01) aula;<BR/> - apresentação dos trabalhos, duração duas (02) aulas;<BR/> <BR/>Avaliação:<BR/> <BR/> Será continua e pedagógica, observando a participação e a interação do aluno no desenvolver da atividade,dando ênfase em suas competências e habilidades.<BR/><BR/>Atividades Complementares:<BR/><BR/> Os alunos, ou grupos de alunos podem pesquisar nos lares,aonde há idoso, seja na sua rua, ou bairro, ou localidade que residem.<BR/><BR/> Carlos Alberto<BR/> Professor de QuímicaAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8908284439733150430.post-31297830487021553472008-08-14T14:23:00.000-03:002008-08-14T14:23:00.000-03:00Desenvolvimento de materiais multimídia e seu uso ...Desenvolvimento de materiais multimídia e seu uso no contexto educacional autor : César Nunes diz: a multimídia é o produto,não a possibilidade,amplia variedade de circunstância,facilita a aprendizagem,oferece oportunidade,portanto, materiais multimídia é uma revolução importante para a educação,é um recurso prazeroso de fácil compreensão,envolvente,explorar conteúdo com o uso da multimídia para muitos ainda é um sonho,adaptar a realidade local,regional,ampliando cada situação para o global ou vice-versa.Percebe-se que á resistência no uso deesse instrumento está no baixo poder aquisitivo das pessoas que necessitam dessa ferramenta de ensino aprendizagem.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8908284439733150430.post-21643928727782894862008-08-12T16:43:00.000-03:002008-08-12T16:43:00.000-03:00Os recursos multimídia em termos de produtos e tam...Os recursos multimídia em termos de produtos e também de processo de desenvolvimento tem um enorme potencial para melhorar a educação. Novas modalidades e instrumentos têm com certeza, características de mudanças dentro do contexto educacional. No entanto, essa mudança será diretamente ligada aos estudantes num amplo espectro de atividades de aprendizagem. São ambientes ricos em tecnologias, e os mais privilegiados serão os alunos com o auxilio dos professores; que ambos terão um papel importante a desempenhar dentro deste contexto. Entretanto, podemos dizer que a criação dos Recursos multimídia, é um dos objetivos principais das políticas educacionais, e tem papel fundamental no desenvolvimento da educação do aluno de modo geral.<BR/>Flexibilidade é uma característica muito importante em conteúdo multimídia, e precisa ser constantemente e efetivamente perseguida, bem como mantida em nossos esforços de desenvolvimento.<BR/>Dentro do contexto tecnológico, os instrumentos serão de fundamental importância para os avanços que os alunos terão dentro dos objetivos preparados pelo professor no intuito de serem alcançados, e que, possam melhorar os conhecimentos voltados para os objetos virtuais de aprendizagem. Portanto, na minha concepção os recursos multimídia vão da um impulso na educação em termo de avanço, bem como vai deixar as aulas mais atraentes e participativas. <BR/><BR/>JOSÉ PEQUENO NICÁCIO<BR/>PROFESSOR DE FÍSICA<BR/>E. E. SENADOR JOÃO CÂMARA<BR/>BENTO FERNANDES - RN.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8908284439733150430.post-77350354262910698162008-08-08T17:38:00.000-03:002008-08-08T17:38:00.000-03:00COMENTÁRIO SOBRE O GUIA DO PROFESSOR. Na concepção...COMENTÁRIO SOBRE O GUIA DO PROFESSOR.<BR/><BR/> Na concepção como professor de física, vejo que o Guia vai ajudar muito no desenvolvimento das atividades na sala de aula com os aluno. No entanto, trabalhar física com aluno de ensino médio não é tarefa fácil, pois se trata de uma disciplina que exige muito conhecimento matemático. Portanto, se o aluno não gostar de matemática, com certeza também não gostará de física.por esta razão, entendo que, O Guia do Professor irá auxiliar o educador fazer um trabalho mais interessante e prazeroso para que o aluno passe a participar ativamente das aulas fazendo com que o professor saia mais do método matematizado e passe a caminhar pelo lado científico e tecnológico. Essa é a visão que tenho do Guia do Professor.<BR/><BR/>José Pequeno Nicácio<BR/>Professor de Física<BR/>E. E. Senador João Câmara - Bento Fernandes - RNAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8908284439733150430.post-38720013145403173882008-08-07T14:32:00.000-03:002008-08-07T14:32:00.000-03:00O guia é de fundamental importância para a prática...O guia é de fundamental importância para a prática pedagógica,pois orienta o professor no seu procedimento em sala de aula,dando oportunidade ao aluno de buscar,ele próprio,as respostas para suas dúvidas e questionamentos através da interação com seus colegas e com o objeto apresentado.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8908284439733150430.post-39277468813647186362008-08-07T14:31:00.001-03:002008-08-07T14:31:00.001-03:00É interessante pensar em como melhorar a educação,...É interessante pensar em como melhorar a educação, mas ao se pensar nos melhores métodos de ensino, deve-se também focar o melhor método de avaliação de educando.<BR/>Ele precisa: Aprender a aprender e aprender a ser.<BR/>Precisam ter consciência: Do que sabe e o que não sabe; como sabe;como aplica o que sabe; como otimiza o que sabe e sua aplicação.<BR/>Para mim, neste contexto da educação no qual nos encontramos,há sempre maior dificuldade em avaliar o aluno, do que lhe transmitir o conteúdo.É preciso mudar.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8908284439733150430.post-42514920258135493612008-08-07T14:31:00.000-03:002008-08-07T14:31:00.000-03:00Comentário sobre avaliação Para se avaliar...Comentário sobre avaliação Para se avaliar com eficiência é necessário se ter claramente objetivos bem definidos do que se dezeja alcançar. A arte de avaliar é muito dificil e nem sempre se consegue um senso comum. fala-se muito em um processo avaliativo contínuo, mas o que se vê é um processo extremamente quntitativo onde o aluno é refém de uma nota para medir o nível de aprendizagem. Na escola normal ainda se vê professores um pouco flexíveis, mas nas universidades a avaliação ocorre de forma mais tradicional possível. Aparecida Torres, Denize Leonardo e Maria das Graças Matias.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8908284439733150430.post-73122463082466095622008-08-07T14:27:00.000-03:002008-08-07T14:27:00.000-03:00Geometria da Cidade, este assunto é de extrema imp...Geometria da Cidade, este assunto é de extrema importãncia, associando a teoria com a prática, facilitando ao aluno no seu aprendizado. Por exemplo, ao visualizar um prédio ou edifício, é importante reconhecer a sua forma geométrica em toda sua dimensão , a partir daí ele começa a analisar, interpretar e compreender o que é geometria e em que ela pode nos ajudar, com isso despertar no aluno a necessidade de planejar, comparar, diferenciar e calcular áreas geométricas tornando as aulas de forma prazerosa .Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8908284439733150430.post-24771483334113290202008-08-07T14:23:00.000-03:002008-08-07T14:23:00.000-03:00Em relação ao OA Os mistérios da Chuva ácida,posso...Em relação ao OA Os mistérios da Chuva ácida,posso dizer que é um recurso muito bom para ser usado em sala de aula, pelo fato de trazer fatores muito interessantes como: Visual,contextualização, bom vocabulário, interação; que levam o aluno a interessar-se de uma forma mais forte pelo assunto e consequentemente pela disciplina, contanto que o professor procure a melhor maneira de reforçar o que foi visto, detalhando o assunto. Muito bom mesmo.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8908284439733150430.post-35210656866690414042008-08-07T14:08:00.000-03:002008-08-07T14:08:00.000-03:00Repensando a avaliação: comentários A avaliaçã...Repensando a avaliação: comentários<BR/><BR/> A avaliação deve ser um instrumento mediador e não um medidor de conhecimentos; ou seja , o avaliar deve servir para o professor e aluno como algo norteador do ensino aprendizagem para um e aprendizagem para o outro . <BR/> O avaliar induz o professor a repensar o ensino, e não apenas para saber o quanto aprenderam. O que o estudante sabe deve ser o ponto de partida para elevar ao máximo possível o seu entendimento; fazendo-os crescerem intelectualmente. <BR/><BR/><BR/><BR/>Erivaldo Silva dos SantosAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8908284439733150430.post-63419632067186857522008-08-07T12:03:00.000-03:002008-08-07T12:03:00.000-03:00Repensando a avaliação“O ensino para a compreensão...Repensando a avaliação<BR/>“O ensino para a compreensão”<BR/><BR/> Fundamentalmente, vimos que estamos muito distante de utilizar os métodos indicados no texto e principalmente dos resultados a que se deve esperar dos alunos que temos em nossa comunidade educacional quanto à espera de resultados substanciais no que diz respeito à avaliação-aprendizagem.<BR/><BR/> Os instrumentos de avaliação abordados no texto que leva os alunos a ter a cultura do pensamento e aprendizagem, a capacidade de resolução de problemas sendo autônomos, tendo pensamento crítico e sendo capazes de trabalhar em grupos, se auto-avaliando e avaliando o grupo no processo, usando critérios justos.<BR/><BR/> Todavia, o critério de avaliação do conhecimento ainda muito utilizado por nos é a avaliação quantitativa a não a avaliação da qualidade, ou seja, a “compreensão” por memorização, as quais devem atribuir um determinado valor, ( lembrando que este método é cobrado pelas instituições de ensino ).<BR/><BR/> Analisando os alunos que temos trabalhado podemos observar que para podermos chagar a esse nível de aprendizagem deverá demorar “muito”. Importante, porém, é que haja uma renovação nos métodos de avaliação o mais rápido possível, sendo implementado novos tipos para anotação dos objetivos propostos e o que foi alcançado.<BR/><BR/> Vimos hoje que nossos alunos não tem tido a capacidade de compreensão e desenvolvimento do pensamento crítico, apresenta visão pouco fragmentada do conhecimento, não tem uma compreensão de uso flexível do conhecimento em novas situações, não é capaz de formular conceitos e nem desenvolve o espírito crítico ( neste caso podemos observar na análise da “Pirâmide de Machado” que foi demonstrado no texto anterior como instrumento de observação e avaliação ) e, absolutamente não há um domínio sobre o assunto nem das mídias que possa estar disponível para apresentação do mesmo.<BR/><BR/> Hoje não damos aos nossos alunos a devida importância das diferentes nuances da aprendizagem. Será que é também porque não somos capazes de avaliá-los e se auto-avaliarmos no processo?. <BR/><BR/>Professor curssista José Luiz Araújo de Abreu - BiologiaAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8908284439733150430.post-74933798875792699032008-08-07T11:25:00.000-03:002008-08-07T11:25:00.000-03:00Comentários sobre o guia: Geometria das cidades.Ob...Comentários sobre o guia: Geometria das cidades.<BR/><BR/>Observando os objetos de aprendizagens relacionado a geometria das cidades na disciplina de matemática, vi a grandeza que tem o professor trabalhar com seus alunos nas suas aulas. Porém, ajudará muito na formação do aluno fazendo do mesmo um ser pensante, crítico e criativo.<BR/> <BR/>Maria das Graças Matias de Araújo.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8908284439733150430.post-19879007291532974032008-08-07T10:08:00.001-03:002008-08-07T10:08:00.001-03:00uímica em casa e na farmácia A atividade em casa...uímica em casa e na farmácia<BR/><BR/> A atividade em casa e na farmácia permite ao aluno uma discussão mais ampla na sala de aula na utilização de um determinado medicamento. Portanto as simulações analisadas é de grande importância na construção do conhecimento, com excelente material didático e ilustrações apresentadas.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8908284439733150430.post-29662048030523496082008-08-07T10:08:00.000-03:002008-08-07T10:08:00.000-03:00Reflexão sobre o texto: Repensando a avaliação de ...Reflexão sobre o texto: Repensando a avaliação de César Nunes.<BR/><BR/> O texto de César Nunes – Repensando a avaliação – nos permite refletir sobre o processo de avaliação adotado nas escolas brasileiras. Percebe-se que esse processo passa por mudanças que permite ao professor aproximasse da zona proximal de desenvolvimento do aluno, mesmo que de forma insipiente.<BR/> Extrai-se também do texto a preocupação de se incorporar à avaliação num processo de educação de forma constante e contínua. Além de exemplificar avanços com o advento da tecnologia de como o aluno pode aprender a se avaliar a partir do uso dessa tecnologia.<BR/> Em relação aos instrumentos de avaliação, chama-nos a atenção as dimensões, as rubricas e o uso do grupo como forma de se avaliar. Salientamos que muito desses procedimentos o professor já efetua em sala, mesmo não tendo uma fundamentação teórica esclarecida. Assim, o texto lido nos orienta a visualizarmos a avaliação como pressuposto fundamental dentro do processo de ensino. Serve também, como ponto de partida para um aprofundamento maior da importância de se escolher objetivos claros e necessários, que permitam ao aluno compreender o que está sendo trabalhado.<BR/><BR/>Francisco Dailou Gomes Bandeira <BR/>Professor – Pedra Preta - RNAnonymousnoreply@blogger.com